Ee blog terá, pelo menos duas vezes por semana, as minhas opiniões e comentários sobre desporto – sobretudo automobilismo – e sobre a vida nacional (portuguesa e brasileira) e internacional, com a experiência de 52 anos de jornalismo, 36 anos de promotor e 10 de piloto. Além de textos de convidados, e comentários de leitores.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

EUSÉBIO – UM DIA PARA CHORAR E RECORDAR
Hoje é dia de adeus a Eusébio e, sobretudo, de recordações da grande “Pantera Negra” e de saudade por tudo o que ele fez pelo Benfica, futebol doe Portugal e por Portugal, pelo qual ele – é bom que se diga isto – se sacrificou profissionalmente ao ter a sua carreira “encarcerada” por Oliveira Salazar dentro das fronteiras nacionais.

Copa do Mundo de 1966: Portugal 3 - Hungria 1
Mas, Eusébio – e isso é o mais extraordinário na vida dele e na do SLB – teve reconhecimento internacional sem nunca ter jogado por qualquer clube europeu.
Por isso, a sua projeção internacional é tão maior do que a das estrelas internacionais atuais que se podem exibir mais frequentemente em mais jogos internacionais jogando por grandes clubes, equipas de maior competitividade que o Benfica, como todos os benfiquistas hão de certamente concordar.
Copa do Mundo 1966: Portugal 5 - Coreia do Norte 3 - uma das imagens mais famosas de autoria de Nuno Ferrari - depois do primeiro dos seus quatro golos, Eusébio vai buscar a bola dentro da baliza coreana como a afirmar "vamos a isto que, mesmo estando a perder por 1-3, ainda vamos ganhar".
Ele é o primeiro dos maiores. dos maiores jogadores europeus a partir.
Escrevo estas palavras no momento em que o seu corpo dá uma volta de honra no seu Estádio da Luz. Infelizmente, por enquanto, ainda não estou em condições físicas e emocionais para estar presente e juntar-me a todos que lhe prestam esta justa homenagem, uma homenagem que é extra-clubística, já que ele é uma figura mundial.
Eusébio, apoiado pelo selecionador Manuel da Luz Afonso, sai do relvado de Wembley, chorando pela derrota de Portugal na Meia Final da Copa de 1966, em que ele se lesionou. Copy Allsport.
A seleção portuguesa, em 1966: de pé - Alexandre Batista, Jaime Graça, Hilário, Vicente, Morais e José Pereira; ajoelhados - José Augusto, Torres. Eusébio, Coluna e Simões. Copy Nuno Ferrari.
A multidão que acorreu ao Aeroporto da Portela de Sacavém para receber os jogadores da seleção que foi 3ª no VIII Campeonato do Mundo de Futebol, em Inglaterra, 1966.

Aqui deixo algumas fotos publicadas no livro editado pela Talento sobre a História do Futebol e dos Campeonatos do Mundo, e de autoria do meu amigo e colega Nuno Ferrari e de outros grandes fotógrafos internacionais, cujos direitos são reservados..
Salazar condecora a seleção de 1966, tendo à frente Eusébio, que o estadista/ditador não deixou sair de Portugal pelo "significado que tinha a ligação de Portugal às suas "Províncias Ultramarinas".

Estas ainda não são as minhas fotos inéditas que vos prometi que estarão aqui dentro de umas cinco semanas.
Obrigado Eusébio. Até breve. Parte do historial da minha vida, das minhas alegrias, dos meus começos jornalísticos, acabou hoje, com a ida de um dos meus grandes ídolos.

Sem comentários:

Enviar um comentário