Ee blog terá, pelo menos duas vezes por semana, as minhas opiniões e comentários sobre desporto – sobretudo automobilismo – e sobre a vida nacional (portuguesa e brasileira) e internacional, com a experiência de 52 anos de jornalismo, 36 anos de promotor e 10 de piloto. Além de textos de convidados, e comentários de leitores.

sábado, 21 de setembro de 2013

INACREDITÁVEL, MAS ESPERADA - VENDA DO AIA AO ESTADO

Portugal Ventures notifica Concorrência da compra do autódromo de Portimão

Negócios

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OJE/Lusa

A sociedade de capital de risco Portugal Ventures adquiriu o controlo exclusivo da gestora do autódromo de Portimão, a Parkalgar Serviços, e aguarda agora a luz verde da Autoridade da Concorrência sobre esta aquisição.
    "A Portugal Capital Ventures, Sociedade de Capital de Risco, notifica a aquisição do controlo exclusivo da sociedade Parkalgar Serviços, que, por sua vez, vai adquirir o controlo exclusivo sobre um conjunto de ativos que integram um estabelecimento comercial localizado em Portimão", lê-se no site da Autoridade da Concorrência (AdC).
  O objectivo da operação, especifica a AdC, é a aquisição do controlo exclusivo sobre "um conjunto de ativos" que integram o Autódromo Internacional do Algarve, a pista onde em junho decorreu a sexta jornada da temporada da prova mundial de "superbikes".
  A Portugal Ventures é uma operadora de capital de risco público que ainda no início deste mês abriu candidaturas para conceder investimento, numa fase inicial, ao arranque de projectos inovadores de base científica e tecnológica nas fases iniciais.
 

Os objetivos da Portugal Ventures

Segundo Paul Rees muito bem apontou na edição online do Algarve News (vide:
"A Portugal Capital Ventures normalmente investe em empreendimentos novos ("start-ups") envolvendo atividades inovadoras nos campos científico e tecnológico em fases iniciais, médias ou avançadas. A sua compra deste circuito está bem longe do que a companhia publica como sendo os seus objetivos de referência, na medida em que esta entidade normalmente investe em projetos com grande potencial de crescimento e adquire uma minoria do capital. Investe na expansão e desenvolvimento e proporciona capital para aquisições ("buyouts") e "apenas investe um máximo de 49,9% do investimento total de qualquer companhia", de acordo com o seu site.
"As áreas de interesse para a Portugal Ventures são em projetos de "áreas inovadoras, especialmente em tecnologia de informação, telecomunicações, biotecnologia, internet, multimédia, ciências da vida, têxteis e alta tecnologia", não em grandes pistas de desporto motorizado."

Comentários: inúteis?

Valerá a pena fazer algum comentário a mais esta jogada da Administração da Parkalgar que, penso, envolve, claro, muito mais gente e entidades a nível local - autárquico - bem como do governo central

Sem dúvida que aquela obra é importante e trata-se, como sempre falei e escrevi, de um dos melhores autódromos da Europa.  Pena que não tivesse sido, até agora, melhor administrado. Quer o digam todos os cerca de 298 credores que, segundo um PER-Plano Especial de Recuperação já aprovado por um Juiz (de Faro, se bem me lembro), apesar de todas as inverdades e ridículos erros de planeamento de marketing ali contidos.
Quem ficou a ganhar mais com esta manobra? O Turismo do Algarve? Por favos ...
E quem vai pagar? Bem seremos todos nós, portugueses, - mais uma vez - a pagar por tudo isto. À exceção, se bem me lembro pelo PER, do Millennium BCP e da Bemposta, de uma das construtoras da infraestrutura (da qual fazem parte alguns membros da atual administração da Parkalgar...), e, claro os tais outros credores (entre os quais eu) que irão receber apenas 30% dos seus créditos, apenas depois dos apartamentos da Parkalgar começados a construir há mais de quatro anos e ainda não acabados.
Enfim, depois de autoestradas vazias, das PPP, o Estado vai ter agora dois autódromos - o Circuito do Estoril, através da Parpúplica, e agora o AIA.
Sugiro verem quem serão os novos donos do AIA no site da Portugal Capital Ventures: www.portugalventures.pt
O QUE SERÁ QUE O PARLAMENTO PENSARÁ DISTO? SERÁ QUE SE FARÁ ALGO?

 

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